Samu Centro-Oeste inicia atividades em janeiro de 2017

Publicado dia 20 de Dezembro de 2016
Publicado por: Elias Costa / Assessoria de Imprensa

TAG's: Jaime Martins, SAMU, Centro-Oeste, Saúde
Última Atualização: 23 de Dezembro de 2016

Jaiminho Martins intermediou acordo entre Governo Federal e Governo de Minas para inicio das atividades
Jaiminho Martins intermediou o acordo entre Governo de Minas e Governo Federal

Jaiminho Martins intermediou o acordo entre Governo de Minas e Governo Federal

Uma excelente notícia para a saúde do centro-oeste mineiro: o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que atuará na região dará inicio às suas atividades em janeiro de 2017. A previsão foi confirmada pelo deputado federal Jaime Martins (PSD/MG) após encontro entre o Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde (SES) ocorrida nesta terça (20) em Brasília. Segundo o parlamentar, o ministro da Saúde, Ricardo Barros e o secretário de Estado de Saúde, Nalton Cruz, debateram questões burocráticos do credenciamento do serviço e pactuaram as etapas finais para a liberação dos recursos de custeio.  

Em entrevista, o deputado federal Jaime Martins lembrou que toda a estrutura do serviço já está montada, com ambulâncias compradas e à disposição, equipamentos pronto e equipe treinada. A rede de unidades de saúdes que vão fazer o acolhimento dos pacientes também já está planejada. “Saio muito feliz deste encontro pois o Samu Centro-Oeste é uma luta nossa de longa data. Participei de inúmeras reuniões de implantação dessa rede e em constante debate com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (Cisurg) vinhamos pleiteando a sua imediata operação. Com a pactuação realizada hoje nessa reunião entre o Estado e a União, teremos agora a publicação das portarias e, em seguida, a assinatura do contrato de custeio. Os valores de repasse serão em torno de R$2 milhões, divididos entre Governo de Minas e Governo Federal. É um avanço enorme para o atendimento da urgência e emergência na saúde de 54 municípios da região Centro-Oeste. Isso significa cobertura para uma população de 1.2 milhão de pessoas. É uma grande conquista”, afirmou Jaime (Veja o vídeo abaixo).

Com a efetivação dos serviços, serão cerca de 360 profissionais(médicos socorristas e plantonistas), atuando na rede, que tem a sede de monitoramento do 192, em Divinópolis. São 18 hospitais, em toda região oeste que receberão um adicional para ter um atendimento prioritário para as situações de urgência e emergência.  Os profissionais trabalharão na área de cobertura que compreende 54 municípios. As bases descentralizadas do Samu, onde ficarão as ambulâncias, estão localizadas em 23 municípios, sendo eles: Divinópolis (Sede), Pitangui, Arcos, Cláudio, Itapecerica, Luz, Campo Belo, Oliveira, Bom Despacho, Bambuí, Dores do Indaiá, Formiga, Candeias, Carmópolis de Minas, Santo Antônio Monte, Santo Antônio do Amparo, Itaguara, Itaúna, Pará de Minas, Nova Serrana, Martinho Campos, Pimenta e Lagoa da Prata.

Além do deputado federal Jaime Martins, também participaram da audiência, o secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo, o presidente do CIS-URG e prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, o primeiro vice-presidente e prefeito de Bom Despacho, Fernando Cabral, o secretário geral e prefeito de Luz, Ailton Duarte, o secretário Executivo do Consórcio, José Márcio Zanardi, o gerente de Logística, Dárcio Abud,  o diretor médico, Dr. Marco Aurélio Lobão e os deputados Toninho Pinheiro (PP/MG) e Domingos Sávio (PZDB/MG). 

 

Atuação

São dezenas de municípios beneficiados pelas emendas além de vários projetos de lei que garantem a todos nós mais cidadania e respeito!

Atuação E aqui Deputado?

Saiba como o deputado tem atuado perto de você

Junte-se a nós!
Receba nosso informativo
Fale com o Jaiminho!